O Grande Plantel é uma modalidade específicas voltada exclusivamente aos protetores individuais, as Organizações Não Governamentais (ONG’s), as Organizações da sociedade Civil (OSC’s) e para os órgãos e entidades públicas responsáveis por muitos animais que necessitam realizar castrações de forma planejada e organizada.
Para participar é necessário que haja dez ou mais animais elegíveis, sendo as vagas condicionadas à vistoria prévia no local, realizada por equipe técnica veterinária para avaliar as condições sanitárias e bem-estar animal. A solicitação é feita inicialmente pelo site da Sepan e, após aprovação da vistoria, os responsáveis recebem um prazo determinado, normalmente em torno de 45 dias, para castrar os animais liberados.
Para órgãos e entidades da Administração Pública direta e indireta do Distrito Federal, a solicitação de vagas para castração de animais presentes em suas sedes ou unidades deve ser feita via processo SEI endereçado à Sepan/Suban, com descrição da situação, quantidade de animais, espécie e sexo, fotos e indicação de servidor responsável. Nessa modalidade não é necessária vistoria, pois todas as informações são conferidas documentalmente antes da liberação das vagas. Os responsáveis pela solicitação devem assumir a captura, transporte e cuidados pré e pós-operatórios.